últimas notícias

Colunas

1 07/10/2021 12:46

Muito se fala nas campanhas de prevenção as doenças como câncer de mama e próstata. Mas como realmente se faz a prevenção das doenças? A prevenção é alcançada com a manutenção de uma vida saudável!
Muitas doenças têm uma causa genética por trás, mas os cuidados diários podem evitar que essas doenças apareçam de maneira precoce e agressiva.
Então quais cuidados podemos ter para obter uma vida mais saudável? Alimentação equilibrada, com pouca ingestão de alimentos industrializados e condimentados, gorduras e frituras e sal, açúcares, além de bebidas alcoólicas. Dar preferência a alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas, alimentos naturais e, de preferência orgânicos, com proteínas assadas ou grelhadas ao invés de fritas. Nós somos o que comemos! Nosso corpo responde bem à boa alimentação. Além de boa alimentação precisamos também da prática de atividade física frequente.
 
Com a evolução da medicina nos últimos anos nos métodos diagnósticos estamos realizando cada vez mais diagnósticos precoces, fazendo muita diferença na evolução dessas doenças. Um câncer diagnosticado precocemente, tem muito mais chance de cura do que um diagnosticado tardiamente. Um paciente que inicie o tratamento para um quadro de aterosclerose precocemente terá chances muito menores de ter um infarto ou um AVC do que outro paciente que não fez o diagnóstico precocemente.
Então como fazer o diagnóstico precoce? Com exames de “check up”. Esses exames têm a finalidade de diagnosticar problemas de saúde antes mesmo deles se manifestarem. Na minha área fazemos o doppler das carótidas por exemplo para poder diagnosticar placas de gordura na circulação a fim de se evitar ter um derrame (AVC). Na cardiologia fazemos monitoramento da pressão arterial, exames de teste de esforço. Não menos importante estão os exames de diagnóstico precoce de câncer (mama, próstata, intestino, estômago etc.).
Na sua próxima consulta converse com seu médico sobre a indicação e necessidade de realizar os exames de checkup de acordo com sua faixa etária e predisposições genéticas para que você consiga ter uma vida longeva e feliz, longe de remédios e terapias.
 
 


Categorias

 Saúde em Foco com Dra. Mariana Terra 






Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.