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1 20/06/2018 20:40

O novo Ensino Médio revoluciona toda a estrutura da educação no Brasil, abrindo novas perspectivas de ensino e modernizando a atual grade curricular, que passará por profundas alterações, desde a formação dos professores às opções oferecidas aos alunos.

A Medida Provisória nº 748/2016, sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, em fevereiro de 2017, virou lei. Mas, antes de ser sancionada, passou por 567 emendas de deputados e senadores, possibilitando uma ampla discussão sobre temas polêmicos e flexibilizando a reforma do Ensino Médio. Sua aplicabilidade nas escolas em todo o país só entrará em vigor após a homologação da Base Nacional Comum Curricular pelo ministro da Educação. O documento foi entregue pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação e está em fase de análise e discussão.

É uma completa mudança na estrutura do Ensino Médio e, por consequência, na estrutura do sistema atual do ensino do país. Com a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante tenha, além do núcleo comum a todos,a opção de escolha por uma área de conhecimento para aprofundar seus estudos nos itinerários formativos ou, ainda, pela formação técnica.

A parte que será comum e obrigatória a todas as escolas é a que está prevista no documento da BNCC entregue ao Conselho Nacional de Educação. São três  mil horas que contemplam o núcleo comum e os itinerários formativos. O objetivo é que esta etapa da educação aproximea escola da realidade dos estudantes, contribua para a formação integral dos jovens e também atenda às novas demandas do mercado de trabalho. E, principalmente, permita que cada aluno siga o caminho de suas vocações e sonhos, seja para seguir os estudos no nível superior ou para entrar no mundo do trabalho.

Currículo

Com as mudanças do novo Ensino Médio, o currículo será orientado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), obrigatória e comum a todas as escolas (da Educação Infantil ao Ensino Médio). As competências e conhecimentos essenciais que deverão ser oferecidos a todos os estudantes na parte comum de 1.800 horas -  abrangendo as quatro áreas do conhecimento e todos os componentes curriculares do Ensino Médio definidos na LDB e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação básica -  estão em discussão no Conselho Nacional de Educação e depois seguem para a homologação do ministro da Educação.

Língua Portuguesa e Matemática são disciplinas obrigatórias a serem ministradas nos três anos do Ensino Médio e formam, com as 4 áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a parte comum a ser ministrada no Ensino Médio. O restante do tempo será dedicado ao aprofundamento acadêmico nas áreas eletivas ou em cursos técnico profissionais.

Os itinerários formativos deverão ser oferecidos como aprofundamento nas áreas ou como formação técnico profissional.  Caberá aos estados eao o Distrito Federal a organização dos respectivos currículos, tendo como orientadora a BNCC e as demandas dos jovens, que terão maiores chances de fazer escolhas e construir projetos de vida.

A Base

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino, de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo país. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de Educação Básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.

Tribuna da Bahia







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