Notícias

1 04/11/2019 09:00

As mudanças de horário que ocorreram automaticamente ontem (3) em aparelhos celulares de diversas marcas e operadoras de telefonia móvel já estavam previstas pelo Google.

No último dia 18, em mensagem no blog do Google Brasil, a empresa esclareceu que aparelhos com o sistema Android poderiam ter alterações de horário neste fim de semana. Isso ocorreu devido a mudanças feitas pelo governo brasileiro no horário de verão. O sistema estava programado para atualizar os aparelhos. Mudanças automáticas ocorreram também no dia 20 de outubro. 

 “Para os aparelhos que não forem impactados no dia 20 de outubro, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018”, dizia o post. A orientação é definir manualmente a hora dos aparelhos. 

A alteração do dia 20 e a deste domingo ocorreram devido a duas mudanças. Em 2018, a data de início do horário  de verão passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro, justificando a alteração mais recente. O fim do horário de verão foi a causa da alteração no dia 20.

“Todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da Iana (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja”, diz o post assinado pela equipe Android. 

O Google divulgou um passo a passo para orientar os usuários: "Entre no menu Configurações e procure o item chamado Sistema, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu Sistema). Desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático."

De acordo com a empresa, caso o telefone não sofra nenhuma alteração de horário em nenhuma das duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, que está seguindo as regras de rede da operadora. 

Neste domingo (3), a alteração deixou apreensivos estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas começaram às 13h30. Os portões dos locais de prova abriram-se às 12h, no horário de Brasília, e foram fechados às 13h. Em post no Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que "isso já está sanado, está tudo resolvido, e os horários estão mantidos.”

A mudança repercutiu nas redes sociais: “Saí de casa achando que tava na hora do Enem e descubro que minha hora estava errada e sai quase 1 hora mais cedo, voltei pra casa”, disse um usuário do Twitter. “Quase que eu saio de casa 10 horas de bobeira pra ir pro Enem. Famosa hora errada”, disse outro. 

A aplicação do exame continua no próximo domingo (10), quando os candidatos farão provas de matemática e ciências da natureza.

Agência Brasil







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.