últimas notícias

Notícias

1 19/04/2024 16:00

Em 2023, foram registradas cerca de 50 mil ocorrências na capital do país, envolvendo golpes eletrônicos, ou com criminosos se passando por terceiros. Inteligência artificial virou uma das armas dos golpistas

O ano mal começou e a cidade de Canavieiras, assim como o restante do país, atinge marcas altíssimas em número de casos de estelionato registrados pela Polícia Civil (PC).

No âmbito nacional, apenas em 2023, foram registradas cerca de 50 mil ocorrências apenas na capital do país, envolvendo golpes eletrônicos, ou com criminosos se passando por terceiros. A Inteligência Artificial, inclusive, já virou uma das armas mais utilizadas pelos golpistas, pois consegue simular não somente a imagem, mas a voz de outras pessoas ou entidades.

Em Canavieiras, apenas no mês de março, foram contabilizadas 15 ocorrências do tipo enquanto que neste mês de abril, até a sexta-feira (19), o número de casos já chega à 12, sendo que muitos destes casos são de pessoas que acabam clicando em links ou anúncios duvidosos na internet, possibilitando assim a clonagem ou redirecionamento de informações pessoais para os criminosos.

Um dos casos, inclusive, teve como vítima uma pessoa que estava anunciando um veículo em um grupo de rede social. Na situação em questão, o golpista se passou por comprador e pediu que o vendedor retirasse a postagem de venda, pois iria adquirir o automóvel. Contudo, ao retirar o anúncio de venda, o criminoso refaz a mesma postagem com o veículo do proprietário se passando pelo mesmo, para assim vender o automóvel e receber o pagamento, sem entregar o carro ao comprador.

E nesse esquema fraudulento o vendedor original acaba sendo também acusado de envolvimento na fraude, sem sequer saber do que se trata a ocorrência.

A Polícia Civil alerta a população para não clicar em links duvidosos, desconfiar e averiguar todas as transações, conferindo atentamente aos detalhes no momento da compra.

Observar se o nome do vendedor está no documento do veículo com todas as informações cabíveis e verificar também a origem da chave Pix são alguns destes meios para não cair em golpes como os citados acima.

Qualquer suspeita de golpe entrar em contato com o telefone da Polícia Civil de Canavieiras, através do (73) 3286- 1616, ou da Polícia Civil da sua região.

 

Da Redação

 

 







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.