últimas notícias

Notícias

1 08/04/2020 16:30

O saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 pelos trabalhadores informais que não têm conta em banco ocorrerá de forma gradual a partir do fim de abril. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o cronograma para a retirada dos recursos nas agências e rede de lotéricos será fechado até esta quinta-feira.
 
De acordo com último levantamento da Caixa, 23,5 milhões de trabalhadores já  fizeram a autodeclaração para receber o auxílio. À medida em que os dados vão sendo inseridos no aplicativo, eles são remetidos para à Dataprev, empresa de processamento de dados do governo federal, que vai informar à Caixa se essas  pessoas têm direito de receber o benefício.
 
Guimarães destacou, contudo, que os informais que fizeram o cadastro no aplicativo da Caixa terão o valor creditado em uma conta poupança virtual, que será aberta pela instituição, a partir da próxima terça-feira, se atenderem os requisitos da lei que criou o auxílio. 
 
Quem receber esse crédito vai poder movimentar os recursos, fazer transferências para outras contas bancárias e efetuar pagamento de compras. Isso será feito por intermédio de um outro aplicativo do banco, chamado “Caixa Tem”, que ainda será detalhado. Ou seja, são dois aplicativos: um para fazer a autodeclaração e outro para movimentar os recursos. - É importante destacar que fazer a autodeclaração não garante o recebimento do auxílio. É preciso que a Dataprev aprove – disse Guimarães ao jornal 'O Globo'.
 
Ele reiterou que nessa quinta-feira começam os pagamentos do auxílio para os informais que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania e que têm conta corrente no Banco do Brasil e poupança na Caixa.
 
Esses trabalhadores vão receber primeiro porque o governo já tem dados de renda eles.  A Dataprev já identificou mais de 10 milhões que fazem jus ao benefício e encaminhou o mapeamento à Caixa.

O Globo







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.