últimas notícias

Notícias

1 04/06/2020 16:00

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou ontem (3/6) que ainda não é o momento de flexibilizar medidas de combate ao coronavírus no estado.

De acordo com o titular da Sesab, a Bahia está longe da estabilização da quantidade de casos da doença e o estado não conseguiu montar todos os leitos necessários para atender a um possível aumento da demanda por internações, caso as medidas de flexibilização provoquem explosão no número de contaminados. Além disso, começam a faltar, no mercado nacional, medicamentos para pacientes mais graves.

‘Se a decisão fosse minha, não (não autorizaria a flexibilização). Não conseguimos abrir todos os leitos de UTI que precisamos abrir e não sabemos se conseguiremos abrir pela falta de equipamentos e medicamentos no mercado nacional. Medicamentos necessários para manter pacientes em ventilação mecânica estão em falta no país inteiro, o insumo está em falta no mundo. Se você montar matriz de risco, você vai encontrar que o número de ameaças é muito superior ao número de vantagens que essas medidas estão trazendo’, alerta o secretário, em entrevsta ao A Tarde.

Ele ainda pediu que os prefeitos monitorem bem o impacto da flexibilização nas taxas de contágio para que isso não impacte na tendência de estabilização da doença na Bahia. ‘Qualquer medida de flexibilização traz risco de retorno da taxa de contágio, e ela precisa ser muito bem avaliada e monitorada. Vamos torcer para que seja feito de forma adequada e que a gente possa continuar observando essa tendência de redução na quantidade de casos, dia após dia, que isso não venha a impactar’, afirma.







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.