Notícias

1 15/06/2020 19:46

Cristina Pita

O advogado, jornalista e escritor José Andrade de Almeida Castro, baiano de Salvador, morreu nesta segunda-feira (15/6) em São Paulo, aos 97 anos. Almeida Castro, como era chamado, morava em São Paulo, mas nasceu em Salvador em 30 de junho de 1922. Ele morava com a esposa, Luci Andreotti, e a filha, Paula de Allmeida Castro, e completaria 98 anos no dia 30 desse mês.

Segundo informações do empresário Fernando Henrique Batista Chagas, muito amigo de Almeida Castro, a Associação Baiana de Rádio e Televisão – ABART emitiu nota de pesar pelo falecimento do jornalista. "Dada a importância de um baiano no desenvolvimento da radiodifusão e da televisão brasileira e internacional, que começou como radialista, jornalista e advogado", pontuou Chagas.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, também lamentou a morte de Almeida Castro. 'A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com profundo pesar, a morte do jornalista José de Almeida Castro, ocorrida nesta segunda-feira (15), em São Paulo (SP). Presidente da ABERT entre 1972-1974 e quatro vezes presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Almeida Castro foi destaque nacional e internacional como ator, radialista, apresentador de televisão, advogado, conferencista internacional e escritor com mais de uma dezena de livros publicados e artigos', diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a nota da ABERT, Almeida Castro tinha orgulho de dizer que nasceu em 1922, mesmo ano da primeira transmissão do rádio no Brasil. 'Atuou também como dirigente sindical e empresário nos segmentos de rádio, televisão e jornal. Foi diretor geral dos Diários e Emissoras Associados, Rede Record e TV Tupi. Inaugurou e dirigiu a TV Piratini (Rio Grande Sul), a TV Itapoan e a TV Rádio Clube, em Pernambuco. Almeida Castro deixa um grande legado que fica para a história da comunicação brasileira. Neste momento de luto, a ABERT presta solidariedade aos familiares e amigos, Paulo Tonet Camargo, presidente'. 

Almeida Castro representou o rádio, a televisão e os meios de comunicação da Bahia e do Brasil, como membro de comitês da União Europeia de Radiodifusão, presidente por quatro períodos da AIR – Associação Internacional de Radiodifusão, da qual foi Presidente de Honra e Conselheiro Fundador da OTI (Organização da Televisão Ibero Americana). Recebeu por eles muitos prêmios e homenagens, pois foi um grande lutador, não só pela implantação, como pelo aprimoramento da televisão no mundo e principalmente na América Latina.

Na capital baiana, Almeida Castro trabalhou nas rádios Sociedade e Excelsior, como programador e locutor-chefe, e nos jornais Diário de Notícias, Estado da Bahia e A Tarde.

Almeida Castro foi repórter, noticiarista, redator e diretor, advogado e escritor. Fundador de vários jornais da cadeia dos Diários Associados, do qual foi presidente nacional. Em 2014, foi homenageado na Assembleia Legislativa da Bahia - Alba, com a Comenda 2 de Julho.

José Andrade de Almeida Castro nasceu na Baixa do Sapateiro, em Salvador, em 30 de junho de 1922. Filho de Fernando e Elzira. Começou a trabalhar cedo. Tinha nove anos de idade e precisava comprar a 'farda' para entrar no Colégio Estadual da Bahia. Almeida Castro, levado por um tio, foi ser ajudante de mecânico no linotipo do jornal A Tarde. E jamais, depois disso, deixou de trabalhar em veículos de comunicação. 

Foi repórter, noticiarista, redator e diretor, tendo sido fundador de vários jornais da cadeia dos Diários Associados. Entrou também para o rádio, no Rio de Janeiro. Foi para a Rádio Nacional e como locutor e apresentador fez carreira. Mas sua vida ligada a jornais continuava, e ele fundou o jornal A Província do Pará; depois a Rádio Sociedade da Bahia e a Rádio Jornal do Comércio, do Recife. E depois ajudou a expandir a rede associada por todo o Brasil. Almeida Castro fez também história à frente dos Diários Associados. Dedicou-se a escrever livros, entre os quais: “25 anos de Televisão Via Satélite”, e “135 anos de história da Bola”, entre outros.

Currículo

Foi diretor geral de várias empresas. Supervisor da TV Tupi, do Rio, Tupi Difusora, de São Paulo e a TV Latcolomy, de Belo Horizonte. Lançou vários programas na TV, como O Céu é o Limite, em São Paulo, e no Rio lançou o Teatrinho Trol e dirigiu o Grande Teatro Tupi. Preparou profissionais em vários cantos do Brasil, pois ele era 'O Implantador de emissoras de televisão'. Diretor geral da SIRTA, que abrangia todo pais.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia e doutorado na faculdade, do Rio de Janeiro e depois em universidade americanas, onde fez também um curso na Universidade Mundial de Turismo. Fez cursos na BBC, Londres, na TV Espanhola, na Raí Italiana e um curso sobre cobertura do Membro Via Satélite, na Incipiente Intelsite.

Chegou a supervisionou 84 empresas de Assis Chateaubriand. Proprietário de uma empresa de turismo. Dedicou-se a escrever livros, entre os quais: 25 anos de Televisão Via Satélite e 135 anos de história da Bola. Vice-presidente da Associação Brasileira de Propagandas, 1971; vice-presidente da Conferencia Inter Uniões de Comunicações Via Satélite, Roma, Itália, 1972; membro do Conselho de Telecomunicações e do Comité Organizador da Copa Independencia do Brasil, 1972; membro da Comissão Ministerial do Brasil, 1969; representante do Brasil nas Reuniões Interamericanas de Comunicação via Satélite.

Fonte: Alba

 







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.