Notícias

1 19/01/2021 20:28

Na tarde desta terça - feira (19), o prefeito do município de Amargosa, Júlio Pinheiro, esteve na emissora Rádio Vale FM 102,3, participando do programa jornalístico, Jornal do Vale, apresentado por Edilson Salvatore. O chefe do executivo, falou a respeito do plano de imunização da população amargosense através da aplicação da vacina Coronavac, desenvolvida entre a  empresa Sinovac e o Instituto Butantan.

O lote com aproximadamente 326 doses completas do imunizante foram trazidas de helicóptero no período da manhã, chegando por volta das 06h20m no município. A Coronavac, assim também, como a vacina de Oxford/Astrazeneca obtiveram suas liberações para uso emergencial no Brasil desde o último domingo (17) pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

"Este é um dia muito importante, um momento histórico, onde a gente inicia a vacinação para imunizar população contra a Covid-19, uma pandemia que vem trazendo para nós um grande sofrimento, grandes sacrifícios e tem deixado tanta tristeza pelo mundo afora", disse.

Segundo o prefeito, o município já estava preparado de forma prévia, com agulhas, seringas, refrigeradores e profissionais para efetuar as vacinações assim que as mesmas fossem entregues pelo Ministério da Saúde, onde logo após o recebimento das doses, a aplicação foi iniciada.

A vacinação no município teve início às 08hrs da manhã, sendo a primeira pessoa a ser vacina, Neuza Pereira, 63 anos, conhecida popularmente como "Neuzinha", funcionária do Hospital Municipal há 44 anos. Em seguida, outros profissionais de saúde também foram vacinados.

"Nesse primeiro momento, infelizmente recebemos uma quantidade de vacinas muito menor do que era esperado, na verdade, todo mundo está acompanhando nos jornais, o bate cabeça, a falta de organização, a falta de empenho do governo federal, do próprio Presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem dificultado desde o início da pandemia, ter negado a pandemia, ter negado os efeitos desastrosos da covid, tem inclusive questionado a eficácia da vacina, ter negado a ciência, o conhecimento científico, e isso tem atrapalhado todo um processo de enfrentamento da covid-19. Infelizmente ele tem sido esse agente negativo para o país nesse momento, mas a despeito disso, os cientistas, as instituições sérias, o SUS, o Instituto Butantan, a Fio Cruz, os pesquisadores conseguiram desenvolver a vacina, dar entrada na ANVISA, mesmo a contragosto do governo federal que prefere insistir em coisas que não tem nenhum tipo de eficácia, como a cloroquina e outros medicamentos", disse o prefeito. Continua, "nós recebemos em Amargosa 326 doses, uma quantidade muito menor do que precisávamos para vacinar pelo menos todos os profissionais de saúde, e os idosos acima de 65 anos, como veio uma quantidade menor, tivemos que fazer um recorte, vacinando todos os profissionais do ponto de atendimento da covid, vamos vacinar os profissionais do hospital de Amargosa e também os profissionais do SAMU, onde ainda na parte da tarde, além dos profissionais, todos os idosos domiciliados na Fazenda Esperança", concluiu ao falar sobre a pequena quantidade de vacinas recebidas neste momento no município.

Nas próximas semana, há a possibilidade de mais lotes de vacinas sejam encaminhadas para os Estados e municípios de todo o país.

 

Plano de vacinação

As medidas apresentadas no plano de vacinação foram construídas a partir das orientações da OMS e MS.

 

A vacinação ocorrerá em 4 fases:

 

1ª FASE

●        Trabalhadores da saúde e residentes no município em atividade

●       Pessoas a partir de 60 anos morando em abrigos

 

2ª  FASE

●       Pessoas a partir de 60 anos

●       Povos e comunidades tradicionais

 

3ª FASE

●       Morbidades: Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave.

 

4ª FASE

●       Trabalhadores Educacionais

●       Forças de Segurança e Salvamento

●       Transporte  Coletivos

●       Pessoas com Deficiências

●       Transportadores Rodoviários de Cargas

 

Esquema de Vacinação:

As vacinações não acontecerão nas UBSs (unidades básicas da família) para evitar aglomerações e não comprometer o atendimento de outras demandas da população. Desta forma, a praça do bosque será o principal ponto de referência para que a população amargosense seja imunizada, através de uma logística que conceda principalmente segurança à todos. Pontos de vacinação também serão colocados em locais estratégicos da cidade com o apoio da Polícia Militar e GCM.

 "Estamos preparados para vacinar toda a população" concluiu.

 

Eficácia da Coronavac

Questionado sobre a eficácia da vacina e da politização que vem sendo feita no páis sobre o imunizante, o prefeito disse que o maior objetivo nesse momento é evitar internamentos e óbitos, pois além da vacina reduzir em mais de 50% as chances do indivíduo se contaminar, ainda assim, caso se contamine com o vírus, o mesmo não evolui para o estado grave da doença.

 

Volta às aulas

Com a chegada dos imunizantes, a expectativa de volta as aulas sempre é discuto, neste ponto o chefe do executivo informou que as mesmas retornarão, inicialmente de forma remota, porém, as aulas de forma presencial dependerá de um percentual de pessoas vacinadas, principalmente os profissionais de saúde, as pessoas acima de 60 anos e os profissionais de educação.

 

Da Redação Vale FM







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.