Notícias

1 17/02/2021 16:38

Na segunda-feira (15/02) Peu Meurray, músico, compositor e artista plástico, esteve presente no estúdio da emissora Rádio Vale FM, participando do programa Estação da Música apresentado por Marcelo Paulista, em seguida o programa Vale FM Última Edição apresentado por Eduardo Gordiano.

Em um bate papo descontraído, Peu comentou um pouco sobre a história do carnaval Amargosense e alguns projetos que ele está implantando na zona rural do município.

O músico relatou que o figurino da cidade de Amargosa era o carnaval, entre as décadas de 30 e 40 Amargosa tinha grandes carnavais com blocos, batucadas, fanfarras, figurinos e carros alegóricos, além dos clubes como o alvorada, glamour, luar da verena, entre outros. Esse clubes, blocos e carros alegóricos eram criados por grandes famílias junto com a prefeitura da cidade.

O samba surgiu em Amargosa na década de 40, depois vieram os trios elétricos e mais famoso na época era o caçolinha.

” A década de 40 que ferveu mesmo, o povo ia para as ruas, foram surgindo as batucadas de seu Alexandre e de seu Adalberto, Adalberto da batucada da rua dois de julho antiga rua de palha, onde juntava o grupo para ensaiar, as dançarinas, e estandartes, todas as coisas de uma escola de samba de verdade, então era uma disputa linda, maravilhosa, poética, entre seu Adalberto e seu Alexandre, então existia essas duas manifestações das batucadas que eram incríveis”, afirmou o músico.

Em relação aos projetos, Peu Maurray afirmou está fazendo ações de resgates na zona rural das Três Lagoas e Rio Verde, contemplando algumas rezadeiras da região fazendo visitas técnicas, e revitalizando os espaços dessas rezadeiras.

“Eu conseguir fazer também, que era meu sonho, o samba de roda das Três Lagoas e agora a gente está no processo de revitalizar os tambores, comparar os figurinos, e daqui a pouco a gente começa a movimentar para ter de volta o setenário samba das três Lagoas”, disse Peu em entrevista.

 

Da Redação Vale FM

 







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.