Notícias

1 06/04/2021 18:27

Após anunciar o fim global da divisão de celulares e com isso o encerramento da produção no setor na fábrica em Taubaté (SP), a LG vai encerrar a produção de notebooks e monitores na cidade do interior paulista. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos. A empresa não se manifestou até o momento.

De acordo com a entidade sindical, em uma reunião com a empresa sul-coreana nesta terça-feira (6) representantes da marca informaram que não têm intenção de seguir com as atividades na cidade. Isso pode ser o fim total da produção industrial da LG, que está na cidade desde 1997 e emprega 1 mil trabalhadores.

"A LG nos informou hoje que está mantido o plano de fechamento da unidade de celulares e vai finalizar a produção de monitores e notebooks. Ainda não definiu prazos, que serão definidos em reuniões. Até o final do primeiro semestre, todas as atividades devem estar encerradas", disse Claudio Batista, presidente do sindicato.
 
De acordo com a entidade, rodadas de negociações nos próximos dias devem tratar de questões como plano médico, PLR e capacitação profissional aos desempregados. O G1 apurou que a medida foi anunciada a funcionários na manhã desta terça-feira pelo presidente da planta.

"A LG posicionou que é por conta da questão do ICMS e não ter incentivos no Estado de São Paulo, coisa que encontra em Manaus. Isso teria sido debatido com o governador do estado de São Paulo, que foi intransigente", disse o presidente da entidade.

Além da fábrica em Taubaté, a LG mantém outra na Zona Franca de Manaus (AM), na qual produz aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e outros eletrodomésticos da chamada linha branca.

No interior paulista a marca tem cerca de 1 mil funcionários. A estimativa com o fechamento da fábrica de celulares é que a medida afetaria 400 empregos diretos - o número global, com terceirizados de fábricas exclusivas supera 800 postos de trabalho.

Com o fim de todas as atividades industriais em andamento, o sindicato informou que a LG diz ter um plano de realocação de alguns trabalharem para Manaus ou São Paulo, mas não disse quantos.

A LG é procurada pelo G1 desde esta segunda-feira (5), mas não retornou nenhum dos contatos até a publicação da reportagem. O Governo de SP também foi procurado pela reportagem, que aguardava retorno até a última atualização.

Insegurança
 
Após meses de rumores, a confirmação, nesta segunda-feira (5), de que a LG vai encerrar globalmente a divisão de celulares da marca fez com que trabalhadores da fábrica em Taubaté passassem a viver em momento de apreensão, de acordo com o relato de um trabalhador ao G1.
"É uma vida que se constrói lá dentro. Tem gente com 20 anos de casa. A gente queria um pouquinho mais de consideração e transparência por parte da empresa. Faltou consideração na forma de conduzir", disse o funcionário, que prefere não ser identificado na reportagem por medo de represálias.
 
O funcionário relata que a tensão pelo futuro incerto tomou conta de generalizada entre os demais setores.
"A ansiedade está bem alta. Tem pessoas ficando afetadas na parte psicológica e emocional, várias delas indo em médicos e com medo de perder plano de saúde, ainda mais neste momento. Muita gente adquiriu financiamento recentemente e fica preocupada", relata.

Impacto nas terceirizadas
 
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, além dos empregos diretos há ainda outros 430 funcionários de três fábricas terceirizadas exclusivas da LG que estão com os postos em xeque com o anúncio do fim da divisão de smartphones.

Com o fim das atividades em Taubaté, as fábricas da Blue Tech e a 3C, em Caçapava, e a Sun Tech, em São José dos Campos, também devem ser afetadas. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, 90% desse montante é composto por mulheres chefes de família.

Dos 430 terceirizados, são 40 da 3C, que faz a produção dos carregadores da LG, outros 170 são da BlueTech e outros 220, da SunTech - ambas fábricas que recebem matéria-prima da empresa sul-coreana e produzem os aparelhos, que depois são enviados para a matriz de

Taubaté, onde recebem a certificação e são enviados para centros de distribuição.

O que diz a LG
 
A LG anunciou apenas que vai encerrar a produção de celulares, mas com a decisão, funcionários em Taubaté passaram a temer que o reflexo nas demissões fosse maior. Por nota na segunda-feira, a empresa informou que vai negociar ações com o Sindicato dos Metalúrgicos para minimizar os efeitos de sua decisão.

"As negociações até o momento podem impactar os empregados dedicados à essa divisão, porém estão sendo avaliadas todas as possibilidades, tais como realocação, transferência ou rescisão", informou por nota.

A empresa informou ainda que vai seguir operando por mais alguns meses, até o encerramento total dos insumos para produção.

 

Fonte: G1







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.