últimas notícias

Notícias

1 19/05/2022 08:04

Cerca de 400 delegados da Polícia Civil da Bahia entregaram seus cargos comissionados nesta quinta-feira (19/5). O anúncio foi realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (Adbep), que emitiu uma nota detalhando a situação ontem, quarta (18/5).

No comunicado, a entidade diz que a entrega dos cargos ocorreu por causa do tratamento que a categoria vem recebendo do governador Rui Costa (PT), "que com a sua absoluta intransigência se fecha para o diálogo aberto e franco com os servidores policiais civis deste estado". De acordo com a representação sindical, também se comprometem a não assumir os que ficarem vagos.

Segundo a nota, todas as tratativas feitas com os interlocutores do governo estadual não foram suficientes para que os representantes admitissem a gravidade da situação, "o que deixa cristalino o fato de que a segurança pública em nosso estado nunca foi preocupação do governador Rui Costa".

O Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) protocolou, nesta quarta-feira (18), na governadoria, a entrega de cargos comissionados de mais de 100 delegados. Na prática, nesta quinta (19/5), a rotina nas delegacias ainda não será alterada. 

A Polícia Civil da Bahia informou que a entrega dos cargos comissionados não desobriga os delegados de continuarem a exercer as suas atribuições previstas em lei.

Em seguida, o Governo do Estado afirmou que recebeu um ofício do sindicato, documento que foi assinado por 160 delegados. A outra lista, essa dos delegados que não aceitam receber os cargos entregues, foi assinada por 172 profissionais.

De acordo com a ADPEB, a medida foi adotada por falta de diálogo com o governador do estado, Rui Costa. A categoria pede a recuperação das perdas inflacionárias e respeito à as decisões judiciais e aos direitos dos aposentados.

Conforme informou o presidente da ADPEB, delegado Fábio Lordello, os cargos comissionados são de livre nomeação do governador. Ele nomeia os delegados para os cargos de gestão: diretores, coordenadores regionais, coordenadores da região metropolitana e titulares de delegacias do interior e da capital baiana.

"Eles fazem a gestão, coordenam e impulsionam as atividades. Esses cargos foram entregues e nós não vamos mais ter gestores nessas unidades", explicou o delegado.

"Os cargos de delegados eles conseguiram pelo concurso público, pertencem a cada um. Os comissionados que são de livre nomeação do governador", afirmou.

Fábio Lordello explica que a rotina desses delegados ainda não vão mudar na quinta, porque a ADPEB aguarda a protocolização da entrega dos cargos.

"Nós vamos dar um tempo e se ele não aceitar nós vamos demandar judicialmente para que seja publicado. Fora outras medidas que nós vamos começar a discutir a partir de amanhã", disse.

 

 

 

 

 

*g1Bahia







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.