Notícias

1 20/05/2024 17:41

Neste Dia Mundial das Abelhas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ressalta a importância desses insetos polinizadores para a preservação ambiental e a vida. Celebrada nesta segunda-feira (20) e instituída pela ONU, a data destaca a polinização como um pilar crucial para o desenvolvimento sustentável e a produção de insetos.

O Inema tem investido em projetos socioambientais de meliponicultura, a criação de abelhas nativas sem ferrão. Essas iniciativas, desenvolvidas nas Unidades de Conservação, promovem a polinização, essencial para a preservação da vegetação nativa e a manutenção de habitats. Além disso, esses projetos contribuem para a geração de renda das comunidades tradicionais e a saúde das famílias envolvidas.

Em reconhecimento à prestação desse serviço ecossistêmico fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental, nossos atos autorizativos estão associados ao resgate e salvamento de espécies de abelhas nativas antes da supressão da vegetação e implantação de empreendimentos. As abelhas resgatadas são direcionadas as áreas legalmente protegidas, como Reservas Legais, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outras áreas verdes.

O Inema participa também do Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação de insetos polinizadores ameaçados de extinção, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esse plano visa reduzir o risco de extinção dos polinizadores por meio de ações integradas entre sociedade civil e instituições governamentais.

Na Bahia, espécies como a mandaçaia (Melipona mandacaia), jandaíra (Melipona subnitida) e uruçu (Melipona scutellaris) são especialmente protegidas por esse PAN, refletindo nosso compromisso com a conservação de seus habitats e a manutenção dos serviços ecossistêmicos de polinização.

 

* Voz da Bahia

 







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.