últimas notícias

Esportes

1 22/09/2021 17:46

O desastre de Hillsborough, uma confusão generalizada durante um jogo entre Liverpool e Nottingham Forest que acabou com 97 torcedores dos Reds mortos pisoteados, completou 32 anos no último dia 15 de abril. Entre as várias mudanças nas normas de segurança instituídas no futebol inglês em reflexo à tragédia, uma delas está perto de ser revista: a proibição de que torcedores permaneçam em pé durante as partidas.

Desde 1994, cinco anos após a tragédia, tornou-se obrigatório que os torcedores assistam jogos sentados nas arquibancadas do país, uma regulamentação que vem sendo alvo de contestação de clubes e torcedores ao longo dos últimos anos. Em 2019, os pedidos de revisão ganharam força após uma sinalização positiva do governo britânico. Agora, a mudança será colocada de fato em prática, mesmo que parcialmente.

Segundo a imprensa inglesa, clubes da Premier League e da Championship (segunda divisão do país) têm até o dia 6 de outubro para ingressar num programa piloto de "safe standings", áreas designadas especialmente para torcedores que desejam permanecer em pé ao longo das partidas.

O modelo exigirá uma série de regras, como um código de conduta, a garantia de que a visão de outros presentes nas arquibancadas não seja prejudicada, bem como a instalação de barras de segurança para que os torcedores se apoiem sem riscos de queda ou pisoteamento. Clubes como Manchester United, Manchester City, Liverpool e Chelsea já fizeram a instalação dessas barras em seus estádios.

Os testes serão realizados atém o fim da atual temporada, quando os resultados serão avaliados. Vale lembrar que, apesar da proibição, é expediente comum ver torcedores de pé nas arquibancadas do país.

— Com as pesquisas independentes concluídas e a presença de público retomada ao redor do país, é hora de fazer progressos — afirmou Nigel Huddleston, ministro dos esportes do Reino Unido, em declarações reproduzidas pela "BBC".

 

Fonte: O Globo Esportes







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.