Notícias

1 14/05/2019 07:30

Depois do final de semana chuvoso na Bahia, 19 cidades decretaram situação de emergência por todo o estado. Dois dos municípios ficam na região metropolitana de Salvador: Lauro de Freitas e Simões Filho.

De acordo com o titular da Superintendência da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), Paulo Sérgio Menezes, a previsão é de que o número aumente até o final do mês, por conta da previsão de mais chuvas em outras regiões da Bahia.

"Estamos com municípios em situação de emergência, nessa situação de desastre por conta dessas chuvas intensas que têm caído no estado da Bahia. Todo o recôncavo baiano, região metropolitana e baixo-sul, aquela região de Itabuna e Ilhéus. As defesas civis já estão em alerta, os planos de contingência desses municípios já estão prontos e preparados para dar a primeira resposta no caso de chuvas concentradas e intensas como estas que ocorreram no final de semana", disse.

Em Lauro de Freitas, a prefeitura decretou situação de emergência no sábado (11), depois que a cidade foi atingida por 206 milímetros de chuva em 72h. O índice é superior à média histórica do mês de maio, que é de 186 milímetros. Já em Simões Filho, a prefeitura decretou emergência no domingo (12).

A previsão para a terça-feira (14), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que o dia se mantenha nublado com pancadas de chuvas isoladas tanto em Lauro de Freitas quanto em Simões Filho.

As cidades do recôncavo, como Cachoeira, Santo Amaro e Amargosa, além de Itabuna e Ilhéus, têm a mesma previsão de pancadas isoladas durante todo o dia.

Estragos na região metropolitana

Em Simões Filho, centenas de pessoas ficaram desalojadas. Mais de dez pessoas desabrigadas estão temporariamente em uma escola municipal.

As famílias desabrigadas e desalojadas foram cadastradas para receber auxílio aluguel, cestas básicas e colchões. Conforme a prefeitura de Simões Filho, houve registros de três quedas de árvores, quedas de muro, deslizamento de terra, alagamento imóveis e de vias, além de destelhamento de casas.

A prefeitura da cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, informou que decretou situação de emergência neste domingo (12) por conta das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Na cidade de Lauro de Freitas, a prefeitura registrou mais de 370 pessoas desalojadas na cidade, que foram abrigadas em escolas e templos religiosos.

De acordo com a administração municipal de Lauro de Freitas, o transbordamento dos rios foi a principal causa da inundação das casas. Além disso, ainda segundo a prefeitura, a concentração de chuva em um curto período de tempo coincidiu com a maré alta, que dificulta o escoamento das águas dos rios.

G1







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.